Nova grelha NOS (TV Cabo) - 9 de Janeiro 2018

Viva,

A NOS realizou ontem, conforme anunciado, a alteração da sua grelha. Isto significou para os clientes NOS uma nova sintoziação dos canais.

Esta medida tem aspetos positivos e negativos:

Positivo:
  • Finalmente, todos os canais digitais estão disponíveis sem encriptação, tornando possível a sua sintonia em todos os televisores da casa, desde que tenham um receptor DVB-C. Os receptores da NOS só são necessários para os canais premium.
  • Os canais foram "arrumados": temos no espetro de frequencias primeiro os 23 canais analógicos, depois temos os canais digitais. Isto evita problemas entre canais vizinhos, já que os canais analógicos e digitais são transmitidos com potência de sinal distintos.
  • Televisores mais antigos, que não conseguem sintonizar a híper-banda, conseguem agora sintonizar todos os canais analógicos - antes faltavam alguns.
Negativo:
  • Não entendo porque é que a NOS não é capaz de alinhar os canais analógicos por frequencia na mesma ordem como apresentado na grelha (RTP-1, RTP-2, SIC, TVI, etc.). Isto em televisores antigos (os que só têm sintonizador analógicos) dá um enorme trabalho!
  • So temos agora 23 canais analógicos...
Aqui o aspeto do espetro após a mudança:


E para ajudar a sintonizar os televisores com sintonizador analógico, eis a lista de canais ordenada por frequência e por grelha NOS:


Cumprimentos,
Vitor

Comments

Popular Posts